Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM - PIA

       Apresentamos aos nossos leitores, os resultados quanto à evolução de nosso Projeto Integrado de Aprendizagem ( PIA ). O projeto começou a partir de um trailler do Vídeo que assistimos sobre Criança: a alma do negócio. Foi então que nosso grupo decidiu trabalhar esta questão, em sala de aula. Foi respondendo as primeiras perguntas feitas por nós, que obtivemos avanços significativos. Tanto é verdade que, já temos um projeto quase pronto para ser executado. É este projeto que publicamos aqui, como complemento deste texto. O mesmo precisa ser melhorado. Por isso, se você tem alguma sugestão nos envie, por meio de comentários. Grupo

PIA – PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM


Tema: CONSUMIR, SEM SUJAR O MEIO AMBIENTE!

Delimitação do Tema: Reciclagem de brinquedos, consumidos pelas crianças.
Problematização: O que fazer com os brinquedos utilizados?
Percebemos que algumas crianças tem brinquedos, adquiridos da indústria nacional ou até mesmo internacional e quando estes já estão com algum tipo de problema, logo é descartado, vindo sujar o meio ambiente. Porém,  Muitas vezes, o brinquedo ainda está em boas condições de uso, mas mesmo assim são descartados, por causa dos apelos de publicidades, dirigidas às crianças. Pensando nisso e tentando responder à pergunta inicial é que resolvemos também investigar sobre: “Como dar um destino novo aos brinquedos utilizados, sem sujar o meio ambiente?”. Assim, ao desenvolvermos o referido projeto, esperamos poder contribuir para amenizar o consumo exagerado de brinquedos, pelas crianças, contribuindo também com aquelas que não tem brinquedos, além de melhorar nosso meio ambiente.

Público Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Professora: Sonha Maria Vieira ventura

Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Silvestre Bizzotto

Disciplina: Língua Portuguesa, Meio Ambiente.

Conteúdos: Leitura, Escrita,  ortografia, Reciclando meu brinquedo ( contar como cada um recicla seu brinquedo, num desenho).

Objetivo Geral: Utilizar tecnologias e respectivas mídias, para conscientizar as crianças quanto ao uso de brinquedos, a fim de que o meio ambiente não venha ficar sujo.
Objetivos Específicos:

Pesquisar na web sobre:
. a reciclagem de brinquedos;
. os riscos do consumo de alguns brinquedos industrializados;
. o destino dos brinquedos descartáveis;
. a necessidade do meio ambiente ser mantido sempre limpo:
. Conscientizar sobre o consumo e destino de brinquedos , por meio de Leitura, vídeos, rádio, interpretação de textos publicitários, nacional e local,  utilizando-se da oralidade;
Descrever publicidades, por meio de desenhos e/ou oralidade, sobre brinquedos regionais.
. Coletar, reciclar e distribuir brinquedos para outras crianças.

Público Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Professora: Sonha Maria Vieira ventura

Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Silvestre Bizzotto

Disciplina: Língua Portuguesa, Meio Ambiente.

Conteúdos: Leitura, Escrita,  ortografia, Reciclando meu brinquedo ( contar como cada um recicla seu brinquedo, num desenho).

Objetivo Geral:
Conscientizar as crianças quanto ao consumo e uso de brinquedos, a fim de que o meio ambiente não venha ficar sujo.

Objetivos específicos:
Pesquisar sobre a reciclagem de brinquedos;
Conscientizar sobre os riscos do consumo de alguns brinquedos industrializados;
Conscientizar sobre o destino dos brinquedos descartáveis;
Conscientizar sobre a necessidade do meio ambiente ser mantido sempre limpo:
Ler, assistir vídeo, ouvir rádio, interpretar textos de publicidade, nacional e local, sobre brinquedos, utilizando-se da oralidade;
Descrever publicidades, por meio de desenhos e/ou oralidade, sobre brinquedos regionais.

Recursos: Vídeo sobre construção e reciclagem de brinquedos, computador, data show, etc

Desenvolvimento: Em primeiro lugar, vamos convidar os alunos para assistirem um vídeo sobre brinquedos e seu destino, após o uso, contendo publicidades para aquisição de novos brinquedos. Depois, ouviremos uma publicidade no rádio sobre o mesmo assunto. Em seguida, pediremos para os alunos comentarem sobre cada uma delas ( fazer comparações). Após, começar o trabalho de divulgação sobre a necessidade de reciclar os brinquedos para o meio ambiente limpo. Posteriormente, aplicaremos algumas atividades, conforme os objetivos pré-estabelecidos. Os alunos irão fazer uma pesquisa na Internet sobre crianças que não têm brinquedos e serão estimulados a fazer coleta de brinquedos utilizados, para serem reciclados e distribuídos à outras crianças, no bairro.

Avaliação: concretização de coleta, reciclagem e distribuição, pelas crianças da Escola Frei Silvestre Bizzotto.


O Grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário